As plataformas white label, ou “marca branca”, são softwares desenvolvidos paraz customização de um produto ou serviço. Dessa forma, é possível oferecer uma solução como se fosse própria, sem precisar desenvolver a tecnologia do zero.
Segundo a Izio&Co, empresa que fornece soluções para mercado varejista brasileiro, mostrou que em setembro de 2024, cerca de 75% das empresas que usam white label veem retornos rápidos sobre o investimento e 80% dos grandes players do mercado escolhem este modelo por sua flexibilidade.
Quais são os Benefícios?
1. Economia de Tempo e Recursos
Optar por uma solução white label significa reduzir custos, tempo de desenvolvimento e permite rapidez no lançamento do produto.
2. Fortalecimento da Marca
As aplicações são customizadas para refletir a identidade visual da empresa, fortalecer a presença da marca e proporcionar uma experiência consistente aos clientes.
3. Foco no Core Business
Com a parte técnica sendo gerenciada pelo fornecedor do aplicativo, a empresa pode concentrar seus esforços em atividades essenciais, como marketing e atendimento ao cliente.
Aplicativos White Label em Diferentes Setores
Setor Financeiro
Bancos e fintechs utilizam aplicativos white label para oferecer serviços bancários digitais personalizados, como contas correntes, pagamentos e gestão financeira, sem precisar investir em infraestrutura própria.
Recursos Humanos
Empresas de RH utilizam para gerenciar benefícios, folha de pagamento, recrutamento, para terem maior eficiência e adaptação às necessidades corporativas.
Varejo e E-commerce
Lojas virtuais e marketplaces optam por white label para proporcionar uma experiência de compra personalizada, incluindo vitrines digitais e programas de fidelidade.
Telecomunicações
Operadoras de telecomunicações utilizam diversas plataformas white label para oferecer serviços adicionais a seus clientes, como plataformas de streaming de vídeos e música, autoatendimento, gerenciamento de consumo de dados e suporte digital.
Como Escolher um Fornecedor?
- Reputação e Experiência: Pesquise sobre o fornecedor e veja se ele tem histórico no desenvolvimento de soluções para o seu setor.
- Suporte Técnico e Manutenção: Certifique-se de que o fornecedor oferece suporte contínuo e atualizações frequentes.
- Flexibilidade e Personalização: Escolha uma plataforma que permita adaptações às necessidades específicas do seu negócio.
O uso de White Label aumentou 20% nos últimos anos. Isso mostra o interesse em soluções de software sob medida. Com a escolha certa do fornecedor, sua empresa pode oferecer produtos inovadores e adicionar mais valor à marca.