A T-Mobile US, em parceria com a SpaceX, lançou, nos EUA, um teste beta público de seu serviço de comunicação direta para dispositivos (D2D) utilizando os satélites Starlink. O serviço está disponível para qualquer pessoa, incluindo clientes das concorrentes AT&T e Verizon, e visa eliminar áreas sem cobertura de sinal móvel.
O CEO da T-Mobile, Mike Sievert, chamou o serviço de uma “realização técnica massiva e uma verdadeira virada de jogo para todos os usuários de redes sem fio”. O teste cobre 500.000 milhas quadradas nos EUA, focando em áreas remotas sem cobertura de celular. Oferece apenas SMS, mas a previsão é expandir para dados móveis, chamadas de voz e mensagens multimídia.
A maioria dos smartphones lançados nos últimos quatro anos será compatível com o serviço, sem restrições a modelos ou sistemas operacionais específicos. O beta será gratuito até julho, quando passará a ser incluído sem custo para clientes premium da T-Mobile. Usuários sem planos premium pagarão US$15/mês, enquanto clientes de outras operadoras pagarão US$20/mês.
O Que Isso Significa para o Brasil?
O lançamento desse serviço reforça a importância da conectividade via satélite para eliminar as “zonas de sombra” de cobertura móvel. No Brasil ainda existem 5,9 milhões de residências sem conexão, especialmente em áreas rurais, onde a cobertura é de 81%, segundo o IBGE. Além disso, quase 9.000 localidades no país ainda não contam com cobertura 3G ou 4G, de acordo com o site Minha Operadora.
Provedores regionais de internet podem enxergar essa tecnologia como uma oportunidade para complementar seus serviços e oferecer soluções híbridas que combinem redes terrestres com conectividade via satélite. Além disso, essa inovação pode facilitar a chegada de novos modelos de negócios para telecomunicações e melhorar a inclusão digital em locais que antes eram considerados inviáveis para investimentos tradicionais.
A questão agora é: quando veremos algo semelhante sendo implementado no Brasil?